Meta Ads (Instagram e Facebook) são ferramentas de ATENÇÃO e
RELAÇÃO.
Isso significa que os seus anúncios precisam chamar atenção do seu
público em um mar de videozinhos engraçados, família e amigos.
Além disso, nós anunciantes precisamos criar uma relação com as pessoas
para que elas considerem a nossa marca como um “amigo”.
Já o Google Ads é uma ferramenta de INTENÇÃO e RELAÇÃO.
Em outras palavras, precisamos colocar o nosso anúncio na frente da
pesquisa que tem uma intenção.
Da mesma forma, precisamos criar uma relação com as pessoas para
que elas considerem a nossa marca como um “amigo”, principalmente
no YouTube.
A primeira coisa que você precisa entender é que existem vários objetivos de campanha tanto no Google Ads, quanto no Meta Ads. E a depender de qual objetivo você escolher, o seu anúncio vai aparecer para determinados públicos.
No Meta Ads temos 6 objetivos:
O objetivo do reconhecimento será usado quando você quiser alcançar o maior número de pessoas, sem a intenção de que elas engajem com o seu conteúdo. Na prática, você pode usar esse objetivo para dar um recado para sua audiência, avisar que um novo produto ou evento está chegando, por exemplo. Já o objetivo de tráfego será usado quando você quiser enviar o maior número possível de pessoas para o seu site. Mas se você quer vender mais no seu e-commerce, por exemplo, o objetivo correto é “vendas”. Esse objetivo vai enviar o maior número de pessoas com potencial de compra para o seu site. Além disso, o objetivo de tráfego pode ser usado quando você quiser enviar as pessoas para um site que não é seu.
Por exemplo, Suponha que um portal de notícias tenha feito uma matéria sobre mim e eu quero anunciá-la para minha audiência. Para fazer esse anúncio eu posso usar o objetivo de tráfego. Agora, quando o site é seu, use os objetivos de vendas ou “cadastro”.
O objetivo de engajamento é o único que acumula funções, já que ele serve para aumentar a interação da sua audiência com o seu conteúdo (likes, comentários, seguidores), como também para receber mensagens no WhatsApp, Direct, Messenger.
Já o objetivo “promoção do aplicativo” serve para quando você é dono de aplicativo e deseja divulgá-lo para as pessoas instalarem em seus smartphones.
No Google Ads, a lógica é a mesma.
Quando você abrir o gerenciador esta é a organização dos objetivos:
Vendas: será usado quando você quiser vender mais;
Leads: será escolhido quando você quiser mais cadastros;
Tráfego do site: será usado quando você quiser mais pessoas acessando o site, sem necessariamente terem a intenção de compra ou cadastro.
Consideração de produto e marca: será usado somente em anúncios no YouTube com a finalidade de fazer as pessoas assistirem seus vídeos e terem uma lembrança positiva da sua marca.
Alcance e reconhecimento da marca: será escolhido quando você quiser alcançar o maior número de pessoas possível no YouTube e nos sites na internet.
Promoção do aplicativo: tem a mesma função que o objetivo de mesmo nome no Meta Ads.
Visitas a lojas locais e promoções: não funciona bem. Se você quer receber mais visitas em sua loja, eu recomendo que você faça uma campanha sem meta e nela crie um objetivo para cumprir com essa função. Nesses casos, você pode escolher o tipo de campanha “smart” na hora de configurar o seu anúncio.
Quando você entrar no gerenciador de anúncios do Google Ads vai se deparar com o painel “selecione um tipo de campanha”:
Essas opções são basicamente onde o seu anúncio vai aparecer. Na prática, significa que:
● Se você escolher “pesquisa”, seu anúncio aparecerá na pesquisa do Google;
● Se você escolher “Performance Max”, seu anúncio vai aparecer na no YouTube, nos sites na internet e na rede pesquisa;
● O tipo de campanha “rede de display” deve ser usado quando você quiser aparecer nos sites parceiros do Google;
● “Shopping” deve ser usado quando você quiser divulgar seus produtos de e-commerce;
● Se você escolher “vídeo” seus anúncios aparecerão no YouTube;
● O tipo de campanha “aplicativo” também tem o objetivo de impulsionar o seu aplicativo para um público maior de pessoas;
● “Smart” pode ser usado quando você quiser receber visitas em seu negócio local;
● “Discovery” é um tipo de campanha para ser usado quando você quiser que seus anúncios apareçam no YouTube, Gmail, Discover, uma ferramenta do Google Ads.
8id – Gestão de Tráfego Pago
Tráfego Pago: Direção Certa, Resultados Rápidos!